sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

                                    Conheça o Projeto

A visão do homem em relação ao meio ambiente, é a causa fundamental dos problemas ambientais, que se vive na atualidade. O cidadão de hoje se afasta da natureza, desconhece os benefícios que dela obtém ( éticos, estéticos e econômicos), desconhece sua dinâmica e funcionamento e, portanto é praticamente incapaz de cuidar dela .
Na Conferência de Estocolmo (1972) houve a recomendação para o desenvolvimento da Educação Ambiental como um dos elementos mais importantes para enfrentar a crise  do meio ambiente mundial.  Dentro deste contexto a Educação Ambiental deve fazer o possível para desenvolver novos conhecimentos teóricos e práticos, valores e atitudes que constituirão uma chave para conseguir o melhoramento da qualidade do meio ambiente, e por consequência, da qualidade de vida de quantos vivem e viverão nesse meio .
Como âncora desse compromisso filosófico transformador no idealizou-se em 2015 o Projeto Sabores e Saberes, com a  implantação de uma hortas educativa  como um instrumento de educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive. A abordagem das temáticas meio  ambiente, práticas alimentares saudáveis e qualidade de vida, é uma necessidade  latente, para que não se reproduzam os mesmos hábitos errôneos da grande maioria da população adulta da sociedade atual. Para reforçar a importância da alimentação saudável na escola, segundo pesquisas do IBGE (2010), nos últimos 20 anos a obesidade infantil quintuplicou e aliados a ela, houve um aumento nos índices de doenças cardiovasculares, diabetes e deficiências nutricionais.
Objetivos gerais:
Ø  Estimular hábitos alimentares saudáveis para suprir as carências alimentares e nutricionais;
Ø  Fortalecer o convívio comunitário e integração entre escola-comunidade;
Ø  Exercitar e estimular  o voluntariado entre alunos, professores e funcionários ;
Ø  Favorecer a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo agroecológico.

Ø  Resgatar a conexão com a natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário